O Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR, por meio de seu Presidente, 1º Vice-Presidente, vem a público manifestar-se acerca da recente fala do ministro do STF, Gilmar Mendes, em entrevista televisionada à Rede GloboNews referindo sobre a suposta existência de uma “narcomílicia evangélica”, atuando na cidade do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, 11 de março de 2024, em entrevista à GloboNews, o ministro Gilmar Mendes relatou presenciar, em reunião ocorrida no STF para tratar do combate ao crime organizado, a fala de um dos oradores alegando a existência de um suposto “acordo entre narcotraficantes e milicianos pertencentes ou integrados a uma rede evangélica”.
Dessa forma, assim proferiu o ministro: “Recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso presidiu uma reunião extremamente técnica sobre essa questão, e um dos oradores falou de algo que é raro de ouvir uma narco milicia evangélica, aparentemente no Rio de Janeiro, onde já se tem um acordo entre narcotraficantes e milicianos a uma rede evangélica. É algo muito sofisticado”.
As próprias palavras do ministro revelam tamanha estranheza diante do alegado, quando ele mesmo afirma ser “algo que é raro ouvir”. Visto que é de conhecimento comum que o Brasil é composto por mais de 80% de cristãos, sendo dentre estes, cerca de 70 milhões de evangélicos, o que torna o Brasil o 4º país mais evangélico do mundo.