NOTA DE REPÚDIO – “Plataforma do Respeito”

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), vem, respeitosamente, por meio de seu presidente abaixo-assinado, emitir NOTA DE REPÚDIO à criação da denominada “Plataforma do Respeito” ou qualquer sistema de inteligência artificial (IA) para monitorar, rastrear e controlar manifestações e publicações em ambientes digitais, em especial aquelas que envolvam temas de moralidade, ética sexual, família ou doutrina de fé (religiosa), provenientes de organizações religiosas, institutos confessionais e quaisquer pessoas religiosas.

Lamentavelmente, a sociedade contemporânea tem se desdobrado em um individualismo crescente, onde a liberdade é frequentemente distorcida. Nesse cenário, muitas pessoas se sentem escravizadas pela ideia de que seu desejo ou orientação pessoal devem ser garantidos a todo custo, mesmo que isso implique o cerceamento da liberdade de outrem. No entanto, a verdadeira noção de liberdade exige o respeito às mais variadas formas de pensamentos, pressupondo a existência de liberdade para todos.

Nesse sentido, para que o direito à liberdade seja efetivado, pressupõe-se o respeito as mais variadas formas de pensamentos, especialmente àquelas essenciais à formação da sociedade e da identidade do ser humano, qual seja: a liberdade de crença e religiosa, liberdades estas que precedem a própria existência do poder secular, uma vez que o pensamento transcendental sempre esteve presente, desde os primórdios da civilização[1].

[1] DURANT, Will. A história da civilização. Rio de Janeiro: Editora Record, 1995.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga. Tradução de Roberto Leal Ferreira, São Paulo: Martin Claret, 2009.

DAWSON, Christopher. Dinâmicas da História do Mundo, São Paulo: Editora É Realizações, 2010.

Leia o PDF aqui:

Rolar para cima