TERCEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO RELIGIOSO DO IBDR – São Paulo (Universidade Mackenzie)

O 3º Congresso Brasileiro de Direito Religioso voltou a discutir, nesta sexta-feira (4), a importância da liberdade religiosa para a democracia e para a economia do Brasil. Participam do evento, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, políticos, líderes religiosos, juristas, membros da sociedade civil e economistas.

Pela terceira vez, o congresso também reuniu nomes importantes do cenário jurídico e político, como o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal). O magistrado, que também é pastor presbiteriano, fez uma palestra sobre a democracia com valores.

— A democracia sem valores é a brutalidade. Uma democracia sem valores é uma sociedade onde o ser humano se desumaniza, e isso não é reconhecido como bom. É por isso que todas as constituições do mundo são impregnadas de valores e que muitos doutrinadores dizem que uma Constituição nada mais é do que a consolidação e a positivação dos valores de uma sociedade.

O jurista Ives Gandra Martins também participou da mesa de discussões. Professor de direito e presidente de honra do IBDR (Instituto Brasileiro de Direito e Religião), Ives falou sobre como as leis e a religião caminham juntas desde o início dos tempos.

— Se nós analisarmos todos os códigos, as leis de Israel, as leis da Índia… direito da religião é a mesma coisa. E nós tivemos na nossa religião, a religião cristã, o Velho Testamento, nós encontramos o direito vinculado à religião.

Rolar para cima