Em janeiro de 2022 o Colégio Recanto do Espírito Santo, instituição confessional católica, publicou o comunicado 001/2022, direcionado apenas aos pais de alunos matriculados na instituição, por meio do qual orienta acerca do significado dos desenhos impressos no material escolar como cadernos, mochilas, camisetas, disponíveis para aquisição nas livrarias. O material informativo chama a atenção dos pais para o significado destas imagens que expõem valores e crenças.
A partir de denúncias o Ministério Público do Estado de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar os fatos e, por entender que o conteúdo do comunicado configura discurso odioso de cunho LGBTfóbico propôs Ação Civil Pública contra o Colégio Católico Recanto do Espírito Santo.
Frisa-se que o Colégio em questão é confessional cristão, tendo atuado, assim, dentro do limite da liberdade religiosa e de crença, manifestando-se de acordo com a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana e de acordo com a fé e crença dos pais que ali matriculam seus filhos.