DIRETORIA

ives.jpg
 

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS - PRESIDENTE DE HONRA

Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, Especialização em Ciência das Finanças, pela USP. Especialização em Direito  pela USP. Professor emérito das universidades Mackenzie,UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; professor honorário das universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs – PR e RS, e catedrático da Universidade do Minho (Portugal); presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO – SP; fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS


thiago.jpg

THIAGO RAFAEL VIEIRA – PRESIDENTE

Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141; especialista em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie ,com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor visitante da ULBRA e de cursos jurídicos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião - IBDR; Vice-presidente do Instituto Cultural e Artístico Filadélfia – ICAF. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Instituto Burke Conservador, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

 

angela.jpg

ÂNGELA VIDAL DA SILVA MARTINS (LICENCIADA) - 1º VICE-PRESIDENTE INSTITUCIONAL

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófico-Jurídica na Harvard University. Advanced Management Program (AMP-IESE/Universidade de Navarra).Aprovada em concurso público para professora de Direito Romano (UFPR) e Introdução à Filosofia do Direito (UFRGS). Sócia da Advocacia Gandra Martins. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO e Representante na International Chamber of Commerce (ICC). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Professora do CEU LAW SCHOOL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.

 

jean.jpg

JEAN MARQUES REGINA – 2º VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141. Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor de cursos jurídicos. Coordenador do corpo de juristas das Igrejas Históricas Brasileiras para estudos de Direito Eclesiástico. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Advogado Aliado da Alliance Defending Freedom (EUA), maior entidade de juristas cristãos do mundo, Fellow Alumnus da Acton Institute (EUA). Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

 

marceloo.jpg

MARCELO SAMPAIO SOARES DE AZEVEDO - 3º VICE-PRESIDENTE ACADÊMICO

Advogado e professor. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1996), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é vice-diretor e professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, onde leciona História do Direito e Introdução ao Estudo do Direito. Atuação acadêmica na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, História do Direito e Filosofia Política. Advoga principalmente nas áreas do Direito Público e Direito Imobiliário.

 

augusto copy.jpg

AUGUSTO CÉSAR ROCHA VENTURA - 4º VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB (2012). MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2008). Proficiente Investigador em Direito Público (Financeiro e Tributário) pela Universidade de Extremadura (2003). Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG /UEG. Advogado. Sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados e professor concursado da Universidade Estadual de Goiás, lecionando Direito Tributário e Direito Empresarial.

 

alex.jpg

ALEX CATHARINO DE SOUZA - 1º SECRETÁRIO

Cursou a graduação em História na UFRJ e realizou estudos nas áreas de História, Arqueologia, Paleografia, Filosofia, Teologia, Literatura, Economia e Ciência Política em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. É membro da Edmund Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas instituições de pesquisa. Atualmente é o editor responsável pela LVM Editora, além de vice-presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), gerente editorial do periódico COMMUNIO: Revista Internacional de Teologia, e pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal, nos EUA. É autor de inúmeros artigos publicados em diferentes periódicos acadêmicos, de capítulos de livros e de verbetes de obras de referência.

 

iStock-484293515.jpg

VALMIR NASCIMENTO MILOMEM SANTOS - 2º SECRETÁRIO

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003). Atualmente é analista judiciário - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO, diretoria de assuntos acadêmicos da Associação Nacional de Juristas Evangélicos e professor - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmovisão, teologia, direito eleitoral, apologética e pós-modernidade.

 

CONSELHO FISCAL

natammy.jpg

 

NATAMMY LUANA DE AGUIAR BONISSONI

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI em dupla diplomação com o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche da Università Degli Studi di Perugia, Itália. Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da UNIVALI. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com o Centro de Direitos Humanosda Universidade de Coimbra e Regent’s Park College da Universidade de Oxford. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

 

iStock-484293515.jpg

CÂNDIDO ALEXANDRINO BARRETO NETO

Mestre em Direito Constitucional (2015) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Direito Constitucional pela parceria Unisul/LFG (2009) e Bacharel (2002) em Direito pela UNIFOR. Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/PI. Juiz arbitral. Diretor-geral da Alexandrino Advocacia, escritório com atuação previdenciária no Piauí e da Alexandrino Matos Rolim com atuação empresarial no Ceará. Professor de cursos de especialização no Ceará e Piauí. Áreas de docência, pesquisa e publicação no Direito e na Comunicação Social: Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Liberdade de Expressão, Liberdade de Credo, Liberdade de Imprensa e Direito Previdenciário.

 

iStock-484293515.jpg

WARTON HERTZ DE OLIVEIRA

Graduado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter (2006), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n. 69.913 (2007), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia – EST (2015), Bacharel em Teologia pelo Seminário Martin Bucer (2018), Conferencista, consultor jurídico de organizações religiosas e entidades do terceiro setor. Atua como consultor nas áreas de Direito Religioso e do Terceiro Setor, bem como na advocacia contenciosa.

 

COMITÊ CIENTÍFICO

angela.jpg

 

ÂNGELA VIDAL DA SILVA MARTINS

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófico-Jurídica na Harvard University. Advanced Management Program (AMP-IESE/Universidade de Navarra).Aprovada em concurso público para professora de Direito Romano (UFPR) e Introdução à Filosofia do Direito (UFRGS). Sócia da Advocacia Gandra Martins. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO e Representante na International Chamber of Commerce (ICC). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Professora do CEU LAW SCHOOL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.

 

WhatsApp Image 2019-06-27 at 17.01.46.jpeg

MARCUS PAULO RYCEMBEL BOEIRA

Professor-adjunto A vinculado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Líder junto ao CNPq do "Núlceo de Pesquisas em Lógica Deôntica, Linguagem e Direito" (Grupo de Pesquisa-CNPq). Pesquisador (UFRGS). Áreas de abrangência: Segunda escolástica, Filosofia medieval e renascentista, Filosofia do Direito, lógica deôntica, filosofia analítica da linguagem, metafísica, epistemologia jurídica, linguagem jurídica e metodologia jurídica.

 

natammy.jpg

NATAMMY LUANA DE AGUIAR BONISSONI

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI em dupla diplomação com o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche da Università Degli Studi di Perugia, Itália. Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da UNIVALI. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e Regent’s Park College da Universidade de Oxford. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

 

iStock-484293515.jpg

THOMAS HEIMANN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2015). Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2003). Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação. Professor de MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial da ULBRA. Atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando como pesquisador e profissional principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, sofrimento, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

 

iStock-484293515.jpg

VALMIR NASCIMENTO MILOMEM SANTOS

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003). Atualmente é analista judiciário - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO, diretoria de assuntos acadêmicos da Associação Nacional de Juristas Evangélicos e professor - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmovisão, teologia, direito eleitoral, apologética e pós-modernidade.

 

vitor.jpg

VÍTOR PIMENTEL PEREIRA

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Advogado. Especialista em Regulação de Petróleo - Área: Direito. Foi Assessor Especial da Prefeita do Município de Nova Iguaçu (2011-2012). Atualmente, ocupa cargo de Assessor de Desembargador Federal do TRF-2.

 

maria.jpg

MARIA GARCIA – PRESIDENTE DE HONRA DO COMITÊ CIENTÍFICO

Professora Associada Livre-Docente da PUC / São Paulo. Professora de Direito Constitucional, Direito Educacional e Biodireito Constitucional. Coordenadora do Programa de Direito Constitucional da Pós-Graduação da PUC-SP. Professora de Biodireito/Bioética do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Membro da CoBi - Comissão de Bioética do HCFMUSP. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo/IASP. Procuradora do Estado de São Paulo(IPESP). Ex-Assistente Jurídico da Reitoria da USP. Membro-fundador e atual Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). Coordenadora Revista de Direito Constitucional e Internacional Editora Revista dos Tribunais). Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (Cadeira Enrico T. Liebman). Associada Honorária do CONPEDI. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP(triênio 2015-2017). Membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio - FECOMERCIO. Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista De Jure, do MPMG - Ministério Público de Minas Gerais.

 

CONSELHO DELIBERATIVO

davi.jpg

 

DAVI CHARLES GOMES – PRESIDENTE DO CONSELHO

Possui graduação e mestrado em Teologia - Sistemática; Hermenêutica (Theological Seminary of the Reformed Episcopal Church / Philadelphia Theological Seminary, 1990), graduação em Planejamento e Gestão Pública e Comunitária - University of Massachusetts (1994), e doutorado (Ph.D.) em Estudos Históricos e Teológicos - Apologética - Westminster Theological Seminary (2000). Atuou como diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Tem experiência nas áreas de Teologia e filosofia, com ênfase em TEOLOGIA FILOSÓFICA, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, reforma protestante, cultura e fé, epistemologia e confessionalidade. Atualmente, é Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


franklin.jpg

FRANKLIN FERREIRA – SECRETÁRIO DO CONSELHO

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1995), Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1999). É diretor geral (Studienleiter Brasilien) e professor de teologia sistemática e história da igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos, e consultor acadêmico de Edições Vida Nova. Presidente da Coalizão pelo Evangelho. (TGC). Autor de diversas obras, entre elas: Contra a Ideologia do Estado, Pilares da Fé e Teologia Sistemática.

 
 
ALEX CATHARINO DE SOUZA   Cursou a graduação em História na UFRJ e realizou estudos nas áreas de História, Arqueologia, Paleografia, Filosofia, Teologia, Literatura, Economia e Ciência Política em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. É membro da Edmund Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas instituições de pesquisa. Atualmente é o editor responsável pela LVM Editora, além de vice-presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), gerente editorial do periódico COMMUNIO: Revista Internacional de Teologia, e pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal, nos EUA. É autor de inúmeros artigos publicados em diferentes periódicos acadêmicos, de capítulos de livros e de verbetes de obras de referência.

ALEX CATHARINO DE SOUZA

Cursou a graduação em História na UFRJ e realizou estudos nas áreas de História, Arqueologia, Paleografia, Filosofia, Teologia, Literatura, Economia e Ciência Política em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. É membro da Edmund Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas instituições de pesquisa. Atualmente é o editor responsável pela LVM Editora, além de vice-presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), gerente editorial do periódico COMMUNIO: Revista Internacional de Teologia, e pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal, nos EUA. É autor de inúmeros artigos publicados em diferentes periódicos acadêmicos, de capítulos de livros e de verbetes de obras de referência.

CÂNDIDO ALEXANDRINO BARRETO NETO   Mestre em Direito Constitucional (2015) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Direito Constitucional pela parceria Unisul/LFG (2009) e Bacharel (2002) em Direito pela UNIFOR. Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/PI. Juiz arbitral. Diretor-geral da Alexandrino Advocacia, escritório com atuação previdenciária no Piauí e da Alexandrino Matos Rolim com atuação empresarial no Ceará. Professor de cursos de especialização no Ceará e Piauí. Áreas de docência, pesquisa e publicação no Direito e na Comunicação Social: Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Liberdade de Expressão, Liberdade de Credo, Liberdade de Imprensa e Direito Previdenciário.

CÂNDIDO ALEXANDRINO BARRETO NETO

Mestre em Direito Constitucional (2015) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Direito Constitucional pela parceria Unisul/LFG (2009) e Bacharel (2002) em Direito pela UNIFOR. Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/PI. Juiz arbitral. Diretor-geral da Alexandrino Advocacia, escritório com atuação previdenciária no Piauí e da Alexandrino Matos Rolim com atuação empresarial no Ceará. Professor de cursos de especialização no Ceará e Piauí. Áreas de docência, pesquisa e publicação no Direito e na Comunicação Social: Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Liberdade de Expressão, Liberdade de Credo, Liberdade de Imprensa e Direito Previdenciário.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS   Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, Especialização em Ciência d..as Finanças, pela USP. Especialização em Direito pela USP. Professor emérito das universidades Mackenzie,UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; professor honorário das universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs – PR e RS, e catedrático da Universidade do Minho (Portugal); presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO – SP; fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS.

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS

Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, Especialização em Ciência d..as Finanças, pela USP. Especialização em Direito pela USP. Professor emérito das universidades Mackenzie,UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; professor honorário das universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs – PR e RS, e catedrático da Universidade do Minho (Portugal); presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO – SP; fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS.

MARCELO SAMPAIO SOARES DE AZEVEDO   Advogado e professor. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1996), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é vice-diretor e professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, onde leciona História do Direito e Introdução ao Estudo do Direito. Atuação acadêmica na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, História do Direito e Filosofia Política. Advoga principalmente nas áreas do Direito Público e Direito Imobiliário.

MARCELO SAMPAIO SOARES DE AZEVEDO

Advogado e professor. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1996), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é vice-diretor e professor titular da Faculdade de Direito de Sorocaba, onde leciona História do Direito e Introdução ao Estudo do Direito. Atuação acadêmica na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, História do Direito e Filosofia Política. Advoga principalmente nas áreas do Direito Público e Direito Imobiliário.

PAULO AUGUSTO SEIFERT   Possui graduação em Filosofia (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Teologia (bacharelado) pelo Seminário Concórdia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1986) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, e editor associado das revistas Theophilos, Logos (Canoas) e Caesura. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leibniz, filosofia moderna, filosofia da religião, epistemologia, ensino superior. Atualmente exerce também a função de Diretor Executivo da Fundação ULBRA (Fulbra).

PAULO AUGUSTO SEIFERT

Possui graduação em Filosofia (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Teologia (bacharelado) pelo Seminário Concórdia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1986) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, e editor associado das revistas Theophilos, Logos (Canoas) e Caesura. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leibniz, filosofia moderna, filosofia da religião, epistemologia, ensino superior. Atualmente exerce também a função de Diretor Executivo da Fundação ULBRA (Fulbra).

THIAGO RAFAEL VIEIRA   Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141; especialista em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie ,com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor visitante da ULBRA e de cursos jurídicos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião - IBDR; Vice-presidente do Instituto Cultural e Artístico Filadélfia – ICAF. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Instituto Burke Conservador, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

THIAGO RAFAEL VIEIRA

Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141; especialista em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie ,com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor visitante da ULBRA e de cursos jurídicos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião - IBDR; Vice-presidente do Instituto Cultural e Artístico Filadélfia – ICAF. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Instituto Burke Conservador, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

VÍTOR PIMENTEL PEREIRA   Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Advogado. Especialista em Regulação de Petróleo - Área: Direito. Foi Assessor Especial da Prefeita do Município de Nova Iguaçu (2011-2012). Atualmente, ocupa cargo de Assessor de Desembargador Federal do TRF-2.

VÍTOR PIMENTEL PEREIRA

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Advogado. Especialista em Regulação de Petróleo - Área: Direito. Foi Assessor Especial da Prefeita do Município de Nova Iguaçu (2011-2012). Atualmente, ocupa cargo de Assessor de Desembargador Federal do TRF-2.

ÂNGELA VIDAL DA SILVA MARTINS   Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófico-Jurídica na Harvard University. Advanced Management Program (AMP-IESE/Universidade de Navarra).Aprovada em concurso público para professora de Direito Romano (UFPR) e Introdução à Filosofia do Direito (UFRGS). Sócia da Advocacia Gandra Martins. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO e Representante na International Chamber of Commerce (ICC). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Professora do CEU LAW SCHOOL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.

ÂNGELA VIDAL DA SILVA MARTINS

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófico-Jurídica na Harvard University. Advanced Management Program (AMP-IESE/Universidade de Navarra).Aprovada em concurso público para professora de Direito Romano (UFPR) e Introdução à Filosofia do Direito (UFRGS). Sócia da Advocacia Gandra Martins. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO e Representante na International Chamber of Commerce (ICC). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Professora do CEU LAW SCHOOL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.

DAVID TEIXEIRA DE AZEVEDO   Advogado criminalista de atuação nacional e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo em 1981. Obteve os títulos de Mestre em 1984, Doutor em 1994 e Livre-Docente em 2013, todos pela Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, é desde 1992 professor do Departamento de Direito Penal e Medicina Forense. Sua área de pesquisa se dá no âmbito do Direito Penal, com ênfase na dogmática penal. Advogado criminalista, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, sob o número 67.277. É especialista em Direito Penal Econômico e Europeu, pela Universidade de Coimbra e IBCCrim. Foi Presidente do Instituto Manoel Pedro Pimentel, vinculado ao Departamento de Direito Penal e Medicina Forense da Universidade de São Paulo, Presidente do Instituto de Juristas Cristãos do Brasil, Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Conselho do Programa de Proteção a Testemunhas Provita, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. É membro das Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito e Liberdade Religiosa da mesma Seccional. É membro de diversas instituições, como IASP, AASP, IBCCrim, IJCB, entre outras. Autor de diversos livros de doutrina e artigos em diversas revistas jurídicas, é palestrante, articulista e parecerista.

DAVID TEIXEIRA DE AZEVEDO

Advogado criminalista de atuação nacional e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo em 1981. Obteve os títulos de Mestre em 1984, Doutor em 1994 e Livre-Docente em 2013, todos pela Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, é desde 1992 professor do Departamento de Direito Penal e Medicina Forense. Sua área de pesquisa se dá no âmbito do Direito Penal, com ênfase na dogmática penal. Advogado criminalista, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, sob o número 67.277. É especialista em Direito Penal Econômico e Europeu, pela Universidade de Coimbra e IBCCrim. Foi Presidente do Instituto Manoel Pedro Pimentel, vinculado ao Departamento de Direito Penal e Medicina Forense da Universidade de São Paulo, Presidente do Instituto de Juristas Cristãos do Brasil, Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Conselho do Programa de Proteção a Testemunhas Provita, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. É membro das Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito e Liberdade Religiosa da mesma Seccional. É membro de diversas instituições, como IASP, AASP, IBCCrim, IJCB, entre outras. Autor de diversos livros de doutrina e artigos em diversas revistas jurídicas, é palestrante, articulista e parecerista.

JEAN MARQUES REGINA   Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141. Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor de cursos jurídicos. Coordenador do corpo de juristas das Igrejas Históricas Brasileiras para estudos de Direito Eclesiástico. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Advogado Aliado da Alliance Defending Freedom (EUA), maior entidade de juristas cristãos do mundo, Fellow Alumnus da Acton Institute (EUA). Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

JEAN MARQUES REGINA

Graduado pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n.º 58.257 (2004), OAB/SC sob o n.º 38.669-A e da OAB/PR sob o n.º 71.141. Pós-graduado em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent’s Park College) e pela Universidade de Coimbra (2017). Professor de cursos jurídicos. Coordenador do corpo de juristas das Igrejas Históricas Brasileiras para estudos de Direito Eclesiástico. Colunista do Blog Voltemos ao Evangelho e do site Gospel Prime, Articulista da Revista de Teologia Brasileira, Mensageiro Luterano e Instituto Liberal. Advogado Aliado da Alliance Defending Freedom (EUA), maior entidade de juristas cristãos do mundo, Fellow Alumnus da Acton Institute (EUA). Co-autor com Jean M. Regina da obra “Direito Religioso: questões práticas e teóricas.

MARIA GARCIA   Professora Associada Livre-Docente da PUC / São Paulo. Professora de Direito Constitucional, Direito Educacional e Biodireito Constitucional. Coordenadora do Programa de Direito Constitucional da Pós-Graduação da PUC-SP. Professora de Biodireito/Bioética do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Membro da CoBi ?Comissão de Bioética do HCFMUSP. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo/IASP. Procuradora do Estado de São Paulo(IPESP). Ex-Assistente Jurídico da Reitoria da USP. Membro-fundador e atual Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). Coordenadora Revista de Direito Constitucional e Internacional Editora Revista dos Tribunais). Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (Cadeira Enrico T. Liebman). Associada Honorária do CONPEDI. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP(triênio 2015-2017). Membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio - FECOMERCIO. Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista De Jure, do MPMG - Ministério Público de Minas Gerais.

MARIA GARCIA

Professora Associada Livre-Docente da PUC / São Paulo. Professora de Direito Constitucional, Direito Educacional e Biodireito Constitucional. Coordenadora do Programa de Direito Constitucional da Pós-Graduação da PUC-SP. Professora de Biodireito/Bioética do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Membro da CoBi ?Comissão de Bioética do HCFMUSP. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo/IASP. Procuradora do Estado de São Paulo(IPESP). Ex-Assistente Jurídico da Reitoria da USP. Membro-fundador e atual Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). Coordenadora Revista de Direito Constitucional e Internacional Editora Revista dos Tribunais). Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (Cadeira Enrico T. Liebman). Associada Honorária do CONPEDI. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP(triênio 2015-2017). Membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio - FECOMERCIO. Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista De Jure, do MPMG - Ministério Público de Minas Gerais.

RENATO GARCIA VARGENS   Renato Vargens é Pastor, conferencista, escritor com 24 livros publicados em língua portuguesa e 1 em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes, editor do site  www.renatovargens.com.br , pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói e membro do conselho da Coalizão pelo Evangelho (TGC)

RENATO GARCIA VARGENS

Renato Vargens é Pastor, conferencista, escritor com 24 livros publicados em língua portuguesa e 1 em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes, editor do site www.renatovargens.com.br, pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói e membro do conselho da Coalizão pelo Evangelho (TGC)

THOMAS HEIMANN   Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2015). Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2003). Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação. Professor de MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial da ULBRA. Atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando como pesquisador e profissional principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, sofrimento, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

THOMAS HEIMANN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1995), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia (1992) e pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2015). Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2003). Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação. Professor de MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial da ULBRA. Atual coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando como pesquisador e profissional principalmente nos seguintes temas: aconselhamento pastoral, psicologia pastoral, morte e luto, sofrimento, cuidado a cuidadores e espiritualidade e saúde. Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

WARTON HERTZ DE OLIVEIRA   Graduado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter (2006), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n. 69.913 (2007), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia – EST (2015), Bacharel em Teologia pelo Seminário Martin Bucer (2018), Conferencista, consultor jurídico de organizações religiosas e entidades do terceiro setor. Atua como consultor nas áreas de Direito Religioso e do Terceiro Setor, bem como na advocacia contenciosa.

WARTON HERTZ DE OLIVEIRA

Graduado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter (2006), advogado, membro da OAB/RS, inscrito sob o n. 69.913 (2007), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia – EST (2015), Bacharel em Teologia pelo Seminário Martin Bucer (2018), Conferencista, consultor jurídico de organizações religiosas e entidades do terceiro setor. Atua como consultor nas áreas de Direito Religioso e do Terceiro Setor, bem como na advocacia contenciosa.

ANTÔNIO CABRERA MANO FILHO   Pós-graduação em Produção Animal na Índia. Sócio Titular da Sociedade Nacional de Agricultura e membro de várias entidades, como Mont Pelerin Society, World Buffalo Scientists Community e The Philadelphia Society. Exerce a função de Capelão Nacional dos Gideões Internacionais no Brasil, Diretor da Sociedade Bíblica Brasileira, e Presidente Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. Tem interesse nas áreas de Cristianismo e Economia e Cristianismo e Politica. Atualmente é Presidente do Grupo Cabrera, um grupo familiar de três gerações atuando no agronegócio em 10 estados brasileiros.

ANTÔNIO CABRERA MANO FILHO

Pós-graduação em Produção Animal na Índia. Sócio Titular da Sociedade Nacional de Agricultura e membro de várias entidades, como Mont Pelerin Society, World Buffalo Scientists Community e The Philadelphia Society. Exerce a função de Capelão Nacional dos Gideões Internacionais no Brasil, Diretor da Sociedade Bíblica Brasileira, e Presidente Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. Tem interesse nas áreas de Cristianismo e Economia e Cristianismo e Politica. Atualmente é Presidente do Grupo Cabrera, um grupo familiar de três gerações atuando no agronegócio em 10 estados brasileiros.

EUDER FABER GUEDES FERREIRA   Pastor, presidente da VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã).

EUDER FABER GUEDES FERREIRA

Pastor, presidente da VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã).

JEOVÁ BARROS DE ALMEIDA   Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco(2002) e especialização em DIREITO EMPRESARIAL pelo Fundação Getúlio Vargas(2004). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado.

JEOVÁ BARROS DE ALMEIDA

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco(2002) e especialização em DIREITO EMPRESARIAL pelo Fundação Getúlio Vargas(2004). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado.

MARCUS PAULO RYCEMBEL BOEIRA   Professor-adjunto A vinculado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Líder junto ao CNPq do "Núlceo de Pesquisas em Lógica Deôntica, Linguagem e Direito" (Grupo de Pesquisa-CNPq). Pesquisador (UFRGS). Áreas de abrangência: Segunda escolástica, Filosofia medieval e renascentista, Filosofia do Direito, lógica deôntica, filosofia analítica da linguagem, metafísica, epistemologia jurídica, linguagem jurídica e metodologia jurídica.

MARCUS PAULO RYCEMBEL BOEIRA

Professor-adjunto A vinculado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Líder junto ao CNPq do "Núlceo de Pesquisas em Lógica Deôntica, Linguagem e Direito" (Grupo de Pesquisa-CNPq). Pesquisador (UFRGS). Áreas de abrangência: Segunda escolástica, Filosofia medieval e renascentista, Filosofia do Direito, lógica deôntica, filosofia analítica da linguagem, metafísica, epistemologia jurídica, linguagem jurídica e metodologia jurídica.

RICARDO WILLY RIETH   Possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. Desde novembro de 2014, é Vice-reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht) e da Oxford Encyclopaedia on Martin Luther. É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

RICARDO WILLY RIETH

Possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS (1986), doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha, (1992) e pós-doutorado pela mesma instituição (2000). Foi bolsista da CAPES, CNPq e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Alemanha. Entre 1992 a 2010 foi professor titular no Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado/Mestrado Profissional/Doutorado) das Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Coordenou este programa entre 2000-2006 (CAPES - Conceito 7). Em 2000, tornou-se professor adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, nos Cursos de Teologia/Bacharelado, História-Licenciatura/Bacharelado e Ciências Sociais. É docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da ULBRA. De 2009 a 2011, foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA. De 2011 a 2012, exerceu a função de Pró-reitor de Graduação da ULBRA. De 2013 até novembro de 2014, foi Pró-reitor Acadêmico da ULBRA. Desde novembro de 2014, é Vice-reitor da ULBRA. Integra o Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero e o conselho de colaboradores do periódico Lutherjahrbuch (Göttingen, Alemanha/Vandenhoeck & Ruprecht) e da Oxford Encyclopaedia on Martin Luther. É membro da Comissão Editorial Obras Selecionadas de M. Lutero. Em 2011, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente em nível de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e ensino a distância, orienta pesquisas, publica e integra associações e comitês científicos no país e no exterior nas seguintes áreas: educação e Estudos Culturais, história moderna e contemporânea, história e pensamento da Reforma protestante, ciências da religião e etnicidade.

TIAGO JOSÉ DOS SANTOS FILHO   Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco (2008), Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Nove de Julho (2010), Graduando em Ciências Contábeis na Universidade São Francisco (2010). Exerceu Atividades de Monitoria Voluntária na disciplina de Estatística Aplicada, na Universidade São Francisco (2007). Atualmente exerce a função de Gerente Comercial, na empresa Comercial Família Santos Ltda (ramo supermercadista), e assessor Tributário na Ferreri Morbidelli Advogados.

TIAGO JOSÉ DOS SANTOS FILHO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco (2008), Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Nove de Julho (2010), Graduando em Ciências Contábeis na Universidade São Francisco (2010). Exerceu Atividades de Monitoria Voluntária na disciplina de Estatística Aplicada, na Universidade São Francisco (2007). Atualmente exerce a função de Gerente Comercial, na empresa Comercial Família Santos Ltda (ramo supermercadista), e assessor Tributário na Ferreri Morbidelli Advogados.

DR. ROBERTO TAMBELINI   O Dr. Roberto Tambelini é Advogado, bacharel pela Universidade Federal de Mato Grosso com cursos de Pós-Graduação em Criminologia pela FMU – e em Direito Público. Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha. Atuou em vários cargos relevantes como: Procurador Geral do Município de Cuiabá (1983 a 1985); Secretário de Administração do Estado de Mato Grosso (1991 a 1994). Foi Assessor Jurídico e Secretário-Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (1980 a 1982); Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado de Mato Grosso, eleito por dois mandatos; Membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-MT (1998 a 2001), Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá (1998 a 2002); Conselheiro da Fundação Educacional de Buriti, mantenedora da Escola Evangélica Agrícola de Buriti (1982 a 1989), em Chapada dos Guimarães – MT; Conselheiro da Fundação de Saúde Pública de Cuiabá, mantenedora do Pronto Socorro Municipal (1983 a 1985); Representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie, ocupa o cargo de Diretor Jurídico do Canal Universitário de São Paulo – CNU, desde novembro de 2005.  Portador de uma farta lista de títulos honoríficos, a saber: Grande Oficial da Ordem do Mérito do Estado de Mato Grosso; Comendador da ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho do egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região; Cidadão Cuiabano, conferido pelo Decreto Legislativo nº 061, pela Câmara Municipal de Cuiabá.  Atualmente é responsável pelo setor jurídico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, atuando como advogado em todas as instâncias e tribunais.

DR. ROBERTO TAMBELINI

O Dr. Roberto Tambelini é Advogado, bacharel pela Universidade Federal de Mato Grosso com cursos de Pós-Graduação em Criminologia pela FMU – e em Direito Público. Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha. Atuou em vários cargos relevantes como: Procurador Geral do Município de Cuiabá (1983 a 1985); Secretário de Administração do Estado de Mato Grosso (1991 a 1994). Foi Assessor Jurídico e Secretário-Adjunto de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (1980 a 1982); Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado de Mato Grosso, eleito por dois mandatos; Membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-MT (1998 a 2001), Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá (1998 a 2002); Conselheiro da Fundação Educacional de Buriti, mantenedora da Escola Evangélica Agrícola de Buriti (1982 a 1989), em Chapada dos Guimarães – MT; Conselheiro da Fundação de Saúde Pública de Cuiabá, mantenedora do Pronto Socorro Municipal (1983 a 1985); Representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie, ocupa o cargo de Diretor Jurídico do Canal Universitário de São Paulo – CNU, desde novembro de 2005.

Portador de uma farta lista de títulos honoríficos, a saber: Grande Oficial da Ordem do Mérito do Estado de Mato Grosso; Comendador da ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho do egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região; Cidadão Cuiabano, conferido pelo Decreto Legislativo nº 061, pela Câmara Municipal de Cuiabá.

Atualmente é responsável pelo setor jurídico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, atuando como advogado em todas as instâncias e tribunais.

AUGUSTO CÉSAR ROCHA VENTURA   Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB (2012). MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2008). Proficiente Investigador em Direito Público (Financeiro e Tributário) pela Universidade de Extremadura (2003). Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG /UEG. Advogado. Sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados e professor concursado da Universidade Estadual de Goiás, lecionando Direito Tributário e Direito Empresarial.

AUGUSTO CÉSAR ROCHA VENTURA

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB (2012). MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2008). Proficiente Investigador em Direito Público (Financeiro e Tributário) pela Universidade de Extremadura (2003). Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG /UEG. Advogado. Sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados e professor concursado da Universidade Estadual de Goiás, lecionando Direito Tributário e Direito Empresarial.

FRANCISCO DE ASSIS RAZZO   Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Pesquisador da obra de William James. Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento SP em 2007, com o projeto de conclusão de curso em Plotino. Tem interesses nas áreas de Filosofia Política, Ética Filosófica, Bioética. Possui dois livros publicados pela Editora Record: A IMAGINAÇÃO TOTALITÁRIA (2016) e CONTRA O ABORTO (2017) . Atualmente é professor de História da Filosofia na Faculdade São Bento, no Colégio e Curso Pré-Vestibular no Anglo - Sorocaba.

FRANCISCO DE ASSIS RAZZO

Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Pesquisador da obra de William James. Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento SP em 2007, com o projeto de conclusão de curso em Plotino. Tem interesses nas áreas de Filosofia Política, Ética Filosófica, Bioética. Possui dois livros publicados pela Editora Record: A IMAGINAÇÃO TOTALITÁRIA (2016) e CONTRA O ABORTO (2017) . Atualmente é professor de História da Filosofia na Faculdade São Bento, no Colégio e Curso Pré-Vestibular no Anglo - Sorocaba.

JOSÉ DO CARMO VEIGA DE OLIVEIRA   Possui Doutorado em Direito Político e Econômico, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014); Mestrado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004); Especialização em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, de Governador Valadares - MG (1994); Especialização em Direito Público, pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (1988); graduação em Direito, pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (1985) e curso-técnico-profissionalizante pela Escola Nossa Senhora das Graças (1979). Atualmente é Professor Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito há 40 anos, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil.

JOSÉ DO CARMO VEIGA DE OLIVEIRA

Possui Doutorado em Direito Político e Econômico, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014); Mestrado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004); Especialização em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, de Governador Valadares - MG (1994); Especialização em Direito Público, pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (1988); graduação em Direito, pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (1985) e curso-técnico-profissionalizante pela Escola Nossa Senhora das Graças (1979). Atualmente é Professor Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito há 40 anos, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil.

NATAMMY LUANA DE AGUIAR BONISSONI   Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI em dupla diplomação com o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche da Università Degli Studi di Perugia, Itália. Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da UNIVALI. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e Regent’s Park College da Universidade de Oxford. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

NATAMMY LUANA DE AGUIAR BONISSONI

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI em dupla diplomação com o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche da Università Degli Studi di Perugia, Itália. Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da UNIVALI. Especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e Regent’s Park College da Universidade de Oxford. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI.

ROGÉRIO GANDRA MARTINS   Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) (1991), Ex-Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo e do Conselho Seccional da OAB-SP, membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO-SP e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Atua especialmente nas áreas de consultivo/contencioso tributário, empresarial, arbitragem e direito desportivo.

ROGÉRIO GANDRA MARTINS

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) (1991), Ex-Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo e do Conselho Seccional da OAB-SP, membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO-SP e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Atua especialmente nas áreas de consultivo/contencioso tributário, empresarial, arbitragem e direito desportivo.

VALMIR NASCIMENTO MILOMEM SANTOS   Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003). Atualmente é analista judiciário - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO, diretoria de assuntos acadêmicos da Associação Nacional de Juristas Evangélicos e professor - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmovisão, teologia, direito eleitoral, apologética e pós-modernidade.

VALMIR NASCIMENTO MILOMEM SANTOS

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2012) e graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003). Atualmente é analista judiciário - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO, diretoria de assuntos acadêmicos da Associação Nacional de Juristas Evangélicos e professor - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmovisão, teologia, direito eleitoral, apologética e pós-modernidade.

JONAS MOREIRA MADUREIRA   Possui graduação e mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio sanduíche no Thomas-Institut da Universität zu Köln (Alemanha). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Epistemologia e Teoria da Cosmovisão. Atualmente, tem pesquisado sobre as origens filosóficas do conceito de "cosmovisão" e seu impacto tanto na filosofia como em outras disciplinas como teologia, psicologia, história, ciências sociais, arte e cultura. É professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e professor adjunto no programa de pós-graduação do Puritan Reformed Theological Seminary (PRTS).

JONAS MOREIRA MADUREIRA

Possui graduação e mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio sanduíche no Thomas-Institut da Universität zu Köln (Alemanha). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Epistemologia e Teoria da Cosmovisão. Atualmente, tem pesquisado sobre as origens filosóficas do conceito de "cosmovisão" e seu impacto tanto na filosofia como em outras disciplinas como teologia, psicologia, história, ciências sociais, arte e cultura. É professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e professor adjunto no programa de pós-graduação do Puritan Reformed Theological Seminary (PRTS).