Cursos e eventos


SEGUNDO CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO RELIGIOSO (25 e 26 de NOV/2021) - Anápolis/GO

 

O IBDR NA CONSCIÊNCIA CRISTÃ 2020

arte ibdr cc20.jpg

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião se fará presente no maior evento cristão, que ocorrerá durante o carnaval, a Consciência Cristã, na cidade de Campina Grande, Paraíba.

A Consciência Cristã é organizada pelo Presidente da VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã) e conselheiro do IBDR, Pr. Euder Faber.

O evento contará com alguns dos membros fundadores do IBDR como palestrantes, tais como o secretário geral de seu Conselho, o Pr. Franklin Ferreira, o presidente Thiago Vieira, o vice-presidente Jean Regina, e o pastor Renato Vargens. O primeiro, por exemplo, ministrará um minicurso sobre Escatologia Bíblica, enquanto Thiago Vieira e Jean Regina apresentarão o 2º seminário sobre Direito Religioso seis aulas; em outro painel, os três estarão juntos com o Procurador da República Deltan Dellagnol, em um seminário cujo tema será “O cristão contra a cultura da corrupção”; já o último estará presente no “Fórum Campinense para uma família sadia”. Ainda terá a participação do membro do IBDR, e pastor, Tiago Santos, no minicurso “Os atributos de Deus”.

Além disso, haverá, no local, um estande para a inscrição daqueles que, porventura, queiram se juntar ao Instituto e se tornar novos membros. No que concerne ao propósito da criação do IBDR, convém destacar que visa municiar a Igreja brasileira, também a Academia, com análises profundas e atuais sobre temas ligados à participação dos cristãos, nos espaços públicos, uma perspectiva interdisciplinar, através especialistas em sociologia, filosofia, economia, direito, teologia, etc. Ainda, o livro e o curso Direito Religioso, importante temática do IBDR, serão lançados na Consciência Cristã deste ano.

O assunto central deste ano será “O Retorno do Rei” e contará com 47 preletores nacionais e internacionais, que vão expor 140 pregações e palestras.

Tal conferência, que, a cada ano, desde 1999, tem recebido cerca de cem mil pessoas, em 2020 dar-se-á entre os dias 20 a 25 de fevereiro, no Pátio do Povo, num espaço de 42 mil metros quadrados, os quais serão destinados a oficinas, palestras, workshops, feira de livros, cujos objetivos são ensinar e instruir os participantes em temas teológicos, desde os missionários, até temas caros ao propósito do Instituto, como a relação do Estado com a Igreja. A inscrição é gratuita, até o dia 20, no endereço eletrônico: https://conscienciacrista.org.br/encontro/

Nele, você encontrará outros detalhes acerca do evento.

Contamos com a sua presença, em nosso estande, para melhor conhecer a instituição e, quem sabe?, construir junto conosco o nosso sonho.


Palestra de fundação do IBDR e lançamento da obra: Direito Religioso Questões práticas e teóricas / De autoria de Thiago Rafael Vieira e Jean Marques Regina.

DrIves_assinando-e1543941062454.jpg
 
 
 

A palestra foi aberta pelo Rev. Dr. Davi Charles Gomes, Chanceler no Mackenzie e Presidente do Conselho Deliberativo do IBDR. Na continuidade, o Prof. Ives Gandra da Silva Martins (Presidente de Honra do IBDR) palestrou sobre a autonomia do Direito Religioso, com encerramento ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Boeira (Fundador e membro do Conselho Científico do IBDR)

csm_IBDR__8__25561d8fc7.jpg
 

SEMINÁRIO ECOSSISTEMA DE LIBERDADES | III FÓRUM DE LIBERDADE ECONÔMICA DA UNIVERSIDADE MACKENZIE

Da esquerda para direita: Michael Matheson Miller (Diretor Acton); Jean Marques Regina (2º Vice-presidente de relações internacionais do IBDR); Davi Charles Gomes (Presidente do Conselho Deliberativo do IBDR)

Da esquerda para direita: Michael Matheson Miller (Diretor Acton); Jean Marques Regina (2º Vice-presidente de relações internacionais do IBDR); Davi Charles Gomes (Presidente do Conselho Deliberativo do IBDR)

Entre os dias 04 e 06 de Novembro de 2019, aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie o III Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica e o Seminário Ecossistema de Liberdades: uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Direito e Religião, Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e o Acton Institute.

WhatsApp Image 2019-11-10 at 7.38.50 PM.jpeg

Dr. Ives Gandra da Silva Martins (presidente de honra do IBDR) participou de um dos painéis. Pr. Jonas Madureira (conselho deliberativo IBDR) foi o debadetor, e o Dr. Thiago Vieira (presidente executivo IBDR) foi o mediador.

Da esquerda para direita: Dr. António Cabrera (Conselho Deliberativo IBDR); Franklin Ferreira (Secretário do conselho deliberativo IBDR); Marcus Boeira (Comitê científico IBDR) e o PhD Alejandro A. Chafuen (Diretor internacional ACTON Institute

Da esquerda para direita: Dr. António Cabrera (Conselho Deliberativo IBDR); Franklin Ferreira (Secretário do conselho deliberativo IBDR); Marcus Boeira (Comitê científico IBDR) e o PhD Alejandro A. Chafuen (Diretor internacional ACTON Institute

O IBDR esteve sistematizando oficinas voltadas para a pauta de liberdades fundamentais na República Federativa do Brasil: 1. Desafios Atuais do Estado Laico no Brasil (TR Vieira e Augusto Ventura), 2. Direito Natural e Ordem Política (Jean Regina e Marcus Boeira), além de outros temas essenciais como 3. Estado e Sociedade: liberdade, subsidiariedade e solidariedade (Gustavo Santos e Lucas Freire), 4. Economia e Virtude: reconsiderando o homo economicus (Alex Catharino e Yago Martins).